terça-feira, 27 de abril de 2010

POLITICA DE NÃO ALINHAMENTO

Os Não-Alinhados eram um movimento político internacional que tinha como objectivo esbater a bipolarização resultante da guerra fria entre os EUA e a URSS.

O peso internacional deste movimento adveio do facto de todos os países do 3º Mundo, nascidos da descolonização, lhe pertencerem.

Os novos países tinham em comum: um passado colonial, o mesmo atraso económico e a mesma vontade de serem ouvidos.

Por isso estreitaram os laços que os uniam e marcaram posição na política internacional.

Em 1955, dá-se a Conferência de Bandung, na Indonésia. Esta foi convocada pela Índia, Indonésia, Paquistão, Birmânia, Sri Lanka e reuniu 29 países (1/2 da população mundial).

Independentemente das suas posições políticas, adoptaram um conjunto de princípios que definiram a posição dos países do 3º mundo: a condenação do colonialismo, a rejeição da politica de blocos e a resolução pacífica dos diferendos internacionais.

Esta conferência foi um ponto de partida para a afirmação do 3º mundo.

Originou a formação do Movimento dos Não Alinhados, que nasceu com a conferência de Belgrado, em 1961. Os seus grandes promotores foram: Nehru da Índia, Nasser do Egipto e Tito da Jugoslávia.

Condenavam a bipolarização do mundo, defendiam a neutralidade, proclamavam a igualdade de todos os povos e nações. Foi um símbolo do sonho da independência e da liberdade para as nações mais frágeis.

Porém não conseguiu unir o 3º mundo na paz e concórdia. Apenas concretizaram o seu objectivo na luta contra o colonialismo.

Quanto à sua independência em relação aos 2 blocos, esta foi-se desvanecendo pois a independência pressupunha uma independência económica, que não tinham, o que os levava a ter que alinhar com os EUA ou com a URSS.


2 comentários: