sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A CONFERÊNCIA DE IALTA

Legenda: Churchil, Roosevelt e Estaline, os três grandes senhores do mundo.


Fez ontem 65 anos que terminou a Conferencia de Yalta, realizada na Criméia, Russia.

Este foi o primeiro encontro dos líderes aliados a fim de resolver os problemas postos pela derrota então já certa dos alemães. Os três grandes reuniram-se para acordar um conjunto de medidas a serem implementadas para derrotar definitivamente a Alemanha nazi, e para determinar uma política concertada a ser aplicada após o final do conflito mundial.

O grande vencedor desta conferência foi Estaline, na medida em que as suas imposições sobre a delimitação de fronteiras foram aceites.

Praticamente já ocupada, a Alemanha não estava mais em condições de resistir por muito mais tempo. A Itália estava rendida, mas o Japão ainda resistia no Pacífico. Embora a Segunda Guerra Mundial ainda não estivesse oficialmente terminada, Franklin D. Roosevelt, Josef Estaline e Winston Churchill, considerando-se vencedores, iniciaram a discussão sobre a ordem internacional do pós-guerra.

Roosevelt preocupado com a Organização das Nações Unidas, queria obter de Estaline a promessa de uma intervenção contra o Japão. Em troca dessa promessa, o leste europeu (e em particular a Polónia) permaneceu na zona de influência da URSS. Churchill, que não partilhava desse ponto de vista, teve de ceder.
Com relação à Organização das Nações Unidas, decidiu-se a composição de um conselho de segurança com direito de veto.

Quanto à Alemanha, as potências aliadas resolveram exigir a "capitulação incondicional" e decidiram dividir o país em quatro zonas de ocupação: uma entregue à Grã-bretanha, outra à França, outra aos Estados Unidos e uma outra à URSS.

A Polónia foi o tema mais polémico da conferência.

Temendo o avanço soviético na Europa Central, Winston Churchill e Roosevelt, queriam para Varsóvia um governo com legitimação democrática, escolhido em eleições livres. Enquanto Estaline queria que o poder democrático do governo na Polónia fosse constituído por ele. Os britânicos salientavam a legitimidade do governo da Polónia no exílio, estabelecido em Londres.

Churchill e Roosevelt cederam a Estaline.

Sem comentários:

Enviar um comentário